sábado, 16 de maio de 2009

Novidades do movimento LGBT em ambito nacional

Estar em brasília, fazendo movimentação pró cidadania LGBT e articulando o SENALE foi ótimo!



Primeiro estive no seminário Direitos humanos e diversidade sexual de Adolescentes, promovido pelo CEDECA-DF. Esta foi a primeira vez no Brasil que o movimento da criança e do adolescente chama oficialmente o movimento LGBT para debater e propor iniciativas para a afirmação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes e propor estratégias contra a violação dos direitos sexuais de adolescentes LGBT.


O seminário foi maravilhoso. fiz uma fala na mesa de debate: Um olhar do movimento LGBT sobre a violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes, e na minha fala expus além das violências cometidas contra os adolescentes (ex.expulsão de casa, mals tratos, violências) o resultado das oficinas do LAMCE sobre a temática da exploração sexual, e também um pouco do esforço que estamos fazendo pra levar essa discussão pro movimento LGBT, no pré congresso de enfrentamento a exploração sexual no III congresso da ABGLT e outros momentos. O Renato Roseno também fez uma fala, sobre marco-legal e depois debatemos o PLC 122. foi massa! Também tivemos falas da Fernanda Bevenutti, da Bruna, travesti adolescente que conheci nos processos do III Congresso Mundial de enfrentamento a exploração sexual de crianças e adolescentes, do Toni Reis, da Fernada Bevenutti, de Caio Varela e Beto de Jesus.


Deste seminário, construímos um documento, que assim que tiver em mãos, socializo para vcs.


Depois começou o Seminário do Ministério da Saúde sobre diversidade dos sujeitos e igualdade de direitos no SUS. confiram o vídeo que passou, na hora de entoar o hino, na abertura...




Ache outros vídeos como este em ABL - Articulação Brasileira de Lésbicas



Este evento, é pra discutir as especificidades de diversas populações além de LGBT: Ciganos, moradores de rua, pupulação de terreiro, povos da floresta, etc..


Dividi um quarto do hotel Phenícia, com Mãe Omim, mãe de santo do Rio Grande do Sul, foi uma experiencia maravilhosa. encaminho depois a carta LGBT que saiu do seminário.


Em dado momento deste seminário, dia 9 + específicamente, dei uma escapada (ui) para comparecer na Marcha da Maconha, em Brasília. Foi massa, quando grítavamsos para polícia: "Polícia, Polícia... maconha é uma delícia!"


O mais interessante do seminário, no entanto, foi a nossa aproximação com a LBL e o Candaces (rede de lésbicas negras) pra discussão do SENALE. nossa.... não tenho nem palavras pra descrever o que foi isso!


Depois repasso o relatório das reuniões...


depois tivemos o seminário de advocay do projeto aliadas. abaixo algumas fotos de nossas ações....



Vários estados fizeram apresentação de power point, sobre as ações de advocacy local. tenho a apresentação de todos salvas, se alguém desejar deixe um recado, ok?


Na programação também discutimos o atuação da ABGLT no executivo, tivemos a presença de 10 ministérios, marquei uma reunião com o ministério do turismo, para discutirmos a questão da exploração sexual LBGT e do tráfico de travestis.


Dentro da discussão do legislativo, com a Fátima Cleide, deliberamos que vamos infelizmente ter que FAZER UM SUBSTITUTIVO PARA O PLC 122, pois o projeto do jeito que está não será aprovado na comissão de constituição e justiça, pois o mesmo tem erros alguns erros, que estão impedindo que alguns senadores se posicionem a favor. Para dar encaminhamento a essa decisão, foi criado um grupo de trabalho, com representantes da ABGLT, ABL, ANTRA, E-JOVEM, REDE AFRO LGBT e representantes da frente parlamentar LGBT para elaborar um novo projeto.


O Deputado José Genoíno PT/SP falou sobre o novo projeto de lei que substitui o projeto da marta suplicy sobre união estável.


Também discutimos o advocacy no poder judiciário e foi ótimo.


Ao contrário dos outros seminários anteriores, esse teve uma ampla participação femininina, e muita participação de lésbicas.


Aproveitando Brasília, fiz visita aos acessores de nossos 3 senadores cearenses: Inacio, Patrícia saboya e Tasso Jereissate , convidando-os para participar do seminário LGBT no congresso nacional.


O seminário no congresso nacional, lotou a plenária 3 do anexo 2 da camara e ainda utilizou outra plenária com transmissão ao vivo em telão.Vários parlamentares compareceram, inclusive um idiota homofóbico, Paes de Lira (PTC-SP), que substitui o clodovil na camara, que provocou a revolta geral da galera....depois fizemos um ato em frente ao congresso nacional:





Depois disso, teve no Itamaraty o lançamento do plano nacional de políticas para LGBT.



Paulo Vanucchi, ministro da SEDH fez uma bela fala no lançamento e vários parlamentares se comprometeram com R$ para colocar o plano em prática....

Bom, é +ou - isso, quem quiser saber alguma cosa, é só perguntar que eu conto, quer dizer, só se você for aliado, rss

Nenhum comentário:

Postar um comentário